Salvador com sua corrente marítima que vem de Cabo Verde (África), com as navegações a vela, ou seja, guiado pelos ventos o que fazia a cidade virar uma rota, assim sendo, Salvador vira um local de passagem, por que as correntes determinavam a expansão e sua localização privilegiada que interligava-se a todos os países, sendo uma cidade importante antes mesmo da sua “descoberta”. Dessa forma, ocorreu o seu povoamento, a miscigenação tornando-a cidade aberta, cosmopolita e pluricultural (considerada uma cidade que recebe bem aos turistas). Vinham produtos de todos lugares, ela nasce capital e espalha-se pelo mundo. Quando salvador foi fundada era Cidade da Bahia (e todos a chamavam assim). No século 18, começa a ser chamada de Salvador.
Salvador, passa a ser um Centro de Administração e de Força Militar, tendo governo e um grande exército para a época com 2-3 mil tropas e se torna forte, ao proteger sua cidade e suas entradas, pois ela é coberta por mares e sendo extremamente importante.
Fonte: Acervo Pessoal (cedida pela amiga Alice Esquivel), tirada em 10/08/2019. Onde se vê o Elevador Lacerda fazendo a interligação entre a Cidade Alta e Baixa, O Mercado Modelo e a costa litorânea da Baía de Todos os Santos.
A Baía de Todos os Santos produzia muitas coisas para vender em Salvador e também sendo uma rota comercial, devido a sua localização, o mar que permitia importar e exportar do Porto, mais uma vez valorando a situação geográfica e a rota comercial de Salvador sendo um "motor" comercial de integração mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário